Varejo crescerá 7%, diz IDV

29-11-2011 11:12

A atividade varejista deve crescer pelo menos 7% em 2012 – a estimativa é do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). Essa alta deve ser suficiente para manter a tendência de geração de empregos no setor. Em 2010, a lata em relação ao ano anterior foi de 14,9% só no Maranhão, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Foi o segundo setor que mais contratou, perdendo apenas para a construção civil. Em todo o país, o incremento foi de 8,9%.

Entre as causas deste crescimento está a chegada, ao estado, de grandes empreendimentos do setor. É o caso, por exemplo, do grupo varejista Novo Mundo, que chegou a São Luís em setembro deste ano. Até  o final de 2011, segundo o grupo, serão mais 630 pessoas contratadas em 21 cidades maranhenses. Até 2014, a perspectiva é gerar 1700 empregos diretos no estado.

“O Maranhão oferece múltiplas possibilidades de crescimento e de geração de empregos, principalmente para esse segmento da economia”, avaliou o gestor de marketing da Novo Mundo, Luiz Cláudio de Araújo.

Qualificação

Segundo Luiz Cláudio, facilidade de comunicação e dinamismo são fundamentais para quem quer trabalhar nessa área. “O que a Novo Mundo procura são profissionais com vontade de aprender e habilidade em lidar com pessoas”, explica ele.

Aparecida Bessa, diretora de uma empresa especializada em recursos humanos, também lista algumas características que considera fundamentais. “Quem trabalha em uma grande loja ou franquia não pode se preocupar só com a parte da venda. Ele vai zelar também pela boa impressão que o cliente tem ao entrar naquele espaço”, diz Aparecida.

Após a contratação, o treinamento é outro momento considerado de fundamental importância para quem começa a trabalhar na área. No caso da Novo Mundo, que prioriza a contratação de profissionais das cidades onde atua, o treinamento dura dois meses, em média. Os profissionais recrutados vão para Goiânia, onde é feito todo o treinamento para melhorar as técnicas de persuasão e de relacionamento com os clientes. (Fonte: O Imparcial)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621