Varejo maranhense teve aumento de 6,3% nas vendas

15-06-2012 08:06

O incremento referente a abril também foi registrado nas receitas nominais do setor, que tiveram variação de 9,5% no período.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que em abril deste ano as vendas do varejo maranhense cresceram 6,3% em comparação a igual período de 2011. Com esse índice, o estado registrou a 17ª maior variação no país. No ano, a variação está acumulada em 11,7%.

Os dados do IBGE também confirmaram aumento de 9,5% nas receitas nominais do comércio varejista maranhense em abril deste ano, como reflexo da alta nas vendas. "Os índices mostram que apesar desse momento de instabilidade econômica, o comércio varejista tem apresentados resultados positivos, reflexo da grande oferta de crédito, ainda que o endividamento das pessoas tenha aumentado", observou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA), Alberto Nogueira da Cruz.

Mas quando se inclui as atividades do comércio de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o chamado Varejo Ampliado, os dados são negativos. De acordo com a pesquisa do IBGE, em abril houve queda de 4,5% nas vendas e de 2,4% no faturamento. Realidade que ocorreu também nos estados de Espírito Santo e Santa Catarina.

"Esse recuo foi causado principalmente pela queda nas vendas de veículos. Com a redução do IPI, as vendas começaram a melhorar e a expectativa é que os índices relativos a maio sejam positivos", explicou o presidente da FCDL/MA.

Entre as 27 unidades da federação, destaque para Roraima, que registrou alta de 24% nas vendas. Na média nacional, em abril, o comércio varejista cresceu 6% sobre igual mês do ano anterior, 9,2% no acumulado do quadrimestre e 7,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 7,5%, 12,2% e de 11,4%, respectivamente.

Nesse quarto mês do ano, oito das 10 atividades pesquisadas obtiveram variações positivas para o volume de vendas, com ajuste sazonal na comparação com março de 2012. Os resultados foram: combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%); móveis e eletrodomésticos (1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,3%); tecidos, vestuário e calçados (1,1%).

Números

6,3% Foi a variação de vendas do comércio varejista maranhense em abril 2012

9,5% Foi o aumento das receitas nominas do comércio varejista maranhense em abril deste ano

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621