Vendas de minério da Vale devem ter pequeno impacto com Japão

29-03-2011 11:02

 

RIO - O terremoto, seguido de tsunami, que afetou o Japão, no dia 11 de março, deverá ter um impacto considerado como mínimo sobre o mercado de minério de ferro, acredita o diretor de Relações com Investidores da Vale, Roberto Catello Branco.

Para ele, mesmo diante da expectativa de que devido ao racionamento de energia haja uma demora no retorno à produção da indústria japonesa, além das incertezas nuclares, os cortes na produção poderão ser compensados.

Segundo o diretor, a Vale exportou para o Japão cerca de 30 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado. O Japão é considerado um exportador de aço, tendo vendido, em 2010, 40 milhões de toneladas.

"Essas vendas do Japão ao exterior devem ser compensadas pela Coreia e China", afimou o diretor da Vale, que participou de uma palestra promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), no Rio de Janeiro.

Ele acredita, no entanto, que o mundo continuará vendo uma transformação global, com o desenvolvimento de economias emergentes, o que deverá ter um impacto positivo para os países produtores de commodities.

(Fonte: Valor online, Empresas)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621