Vendas no comércio de São Luís têm queda em relação ao Natal do ano passado

28-12-2011 14:55

Lojistas atribuem o menor desempenho à inflação e ao maior endividamento do consumidor; mesmo assim, a CDL de São Luís considera o saldo positivo

As vendas no comércio de São Luís neste Natal tiveram uma pequena desaceleração em relação ao ano passado. A inflação e o maior endividamento do consumidor fizeram com que as vendas subissem 8% na semana que antecedeu o Natal nas lojas da Rua Grande, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL). No ano passado, elas haviam crescido 12%. No entanto, a entidade considera o saldo positivo, pois os consumidores preferiram pagar à vista.

Como de costume, a população ludovicense deixou as compras de Natal para a última hora. Nos dias 23 e 24, mais de 120 mil pessoas passaram pela principal rua do comércio popular da cidade. "Nesses dois dias, estimamos um aumento de 35% no número de pessoas que circularam pela Rua Grande nesses dois dias, em relação ao restante da semana natalina", afirmou Socorro Noronha, presidente da CDL.

A expectativa da entidade para crescimento nas vendas deste ano era de 10%, no entanto o índice chegou apenas a 8%. "Apesar disso, foi um saldo positivo, pois as compras à vista tiveram preferência entre um número significativo dos consumidores em busca de descontos, além disso, este Natal foi de presentes e não lembrancinhas. Muita gente presenteou mais de uma pessoa com itens de preços consideráveis", comentou Socorro Noronha. Itens de vestuário, calçados, perfumaria e acessórios ficaram novamente entre os preferidos pela população.

Em 2010, as vendas no período natalino, em comparação a 2009, cresceram 12%. Segundo Socorro Noronha, este ano os compradores ficaram mais conscientes em relação ao endividamento, por isso, evitaram gastos quando não tinham a certeza se poderiam pagar. "Recentemente foi divulgada uma pesquisa apontando em 70% o endividamento do consumidor de São Luís e isso fez as pessoas ficarem mais cautelosas neste Natal", informou a presidente da CDL.

Shoppings - Outro motivo que levou um número menor de pessoas ao centro de São Luís neste Natal foi a instalação, em shoppings da cidade, das principais lojas de departamento que também têm filiais na Rua Grande. "Temos muitos problemas estruturais no centro de São Luís. A falta de estacionamento é um deles, por isso muita gente preferiu a comodidade dos shoppings, além disso, temos notado um fortalecimento dos centros comerciais de bairros como Cidade Operária, Cohab, Cohatrac e Anjo da Guarda, fazendo com que esses consumidores venham com menor frequência à Rua Grande", analisou Socorro Noronha.

Apesar disso, os lojistas estão animados para a última semana de 2011. Segundo Socorro Noronha, cerca de 100 mil pessoas devem ir às lojas da Rua Grande e adjacências até o dia 31 deste mês em busca da tradicional roupa branca para a festa de Réveillon.

"Além disso, o movimento nos setores de troca é grande e o consumidor sempre acaba levando alguma coisa a mais ou pagando a diferença para levar um produto de preço superior ao que ganhou de presente. Em média, quem vai trocar o presente acaba deixando R$ 30 a mais na loja", afirmou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621