Vendas no varejo recuam, segundo dados do IBGE

12-10-2011 10:18

Após sucessivas altas, as vendas no comércio varejista recuaram 0,4% em agosto no país em comparação a julho, o pior resultado desde março de 2010. No Maranhão, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cenário não foi diferente, ao se registrar queda de 1,2% nas vendas e de 0,2% na receita nominal do setor.

Na avaliação do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Alberto Nogueira da Cruz, a queda no volume de vendas do comércio já era esperada para o período, devido às medidas de restrição de crédito impostas pela política econômica do Governo Federal com a justificativa de frear a inflação. “O aperto monetário e o cenário de crise impactaram negativamente no desempenho do comércio varejista”, afirmou.

Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo IBGE, em comparação a agosto do ano passado, as vendas no comércio varejista maranhense registraram crescimento de 5,9%, enquanto a receita nominal teve alta de 14,1% em agosto de 2011.

Em relação ao comércio varejista ampliado - que reúne também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção –, o IBGE registrou no Maranhão, em agosto deste ano, 8,8% de aumento no volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2010. No comparativo entre os dois períodos, o setor também teve alta de 13,4% na receita nominal.

No ano, o setor varejista maranhense acumula crescimento de 10% no volume de vendas e de 18,7% em receita nominal. “Apesar desse recuo em agosto, o varejo do estado tem apresentado bom desempenho ao longo de 2011, com crescimento na casa de dois dígitos. Nossa expectativa é que essa curva mantenha-se ascendente até o fim do ano”, observou Alberto Nogueira da Cruz.

Brasil - O volume de vendas do comércio varejista do país recuou 0,4% em agosto sobre o mês anterior, e a receita nominal registrou alta de 0,3%, ambos dados com ajuste sazonal. O resultado deste mês interrompeu um trimestre de crescimento em volume de vendas e apresentou a menor taxa positiva de receita nominal registrada em 2011. Em agosto do ano passado, foi registrada alta de 6,2%.

Das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE, somente duas tiveram aumento das vendas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621