Washington Oliveira e Ricardo Guterres discutem demandas do Maranhão com o ministro Lobão

22-09-2011 16:45

 

O vice-governador Washington Oliveira e o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, foram recebido, nesta quarta-feira (21), em Brasília, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que anunciou a eles a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), em substituição ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Entre os vários temas discutidos na reunião, Ricardo Guterres propôs ao ministro a concessão de maior autonomia para os estados no que se refere a exploração mineral. O ministro afirmou que o tema poderá ser viabilizado exatamente a partir da criação da ANM, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

De acordo com Guterres, com a flexibilização na área de exploração mineral, a Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) e demais pastas estaduais da área teriam autonomia compartilhada com a União no que se refere a exploração, concessão de licença e fiscalização do setor mineral. 

Washington Oliveira afirmou que o ministro Lobão se mostrou bastante sensível à demanda do Governo do Maranhão, por apostar no processo de descentralização administrativa. O vice-governador reafirmou a determinação da governadora Roseana Sarney de trabalhar em sintonia com a União, os municípios e a sociedade civil.  

A concessão de autonomia na exploração mineração dos estados e a instituição do chamado marco regulatório que vai normatizar a participação da iniciativa privada em ações públicas, na avaliação de Ricardo Guterres, são iniciativas que vão incrementar a exploração sustentável do setor.

Marco regulatório é um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulam o funcionamento dos setores nos quais agentes privados têm acesso à prestação de serviços que são exclusivos do setor público.  Esta forma de administração já está sendo usada com sucesso, no Brasil, em setores com o de energia elétrica e administração de rodovias. Na área de energia elétrica poderá contemplar a fiscalização do cumprimento das normas, com auditorias técnicas, e o estabelecimento de indicadores de qualidade.

Consumidores de energia

 

Durante a audiência, o vice-governador e o secretário de Minas e Energia solicitaram ao ministro a instalação de escritório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) no Maranhão, considerando o grande crescimento da mineralogia no estado.

Na reunião, Ricardo Guterres convidou o ministro para participar da solenidade de abertura do Fórum Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, que vai ser realizado, em novembro, pela primeira em São Luís.

Outros temas de relevância para o estados foram analisados com o ministro, entre os quais a criação do Comitê de Acompanhamento Energético do Maranhão, que terá a participação da Seme, geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o projeto de capacitação das famílias beneficiadas pelo Programa Luz para Todos.

O ministro falou sobre a publicação do decreto da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), regulamentador da Lei 12.212/2010, que estabelece novos critérios de definição para a tarifa social. O decreto permitiria uma redução de até 8% no reajuste da tarifa de energia de 2012.

De acordo com Ricardo Guterres, sem o aporte de recurso da CDE para cobrir as contas de Baixa Renda, o subsídio será bancado pelos consumidores gerando grande impacto na tarifa de energia no próximo ano.

“Se já tivesse sido publicado, o reajuste de energia no Maranhão seria de 1,49 no lugar dos 7,25%”.

FONTE: SECOM, NOTÍCIAS

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621