Washington Oliveira faz visita à Bahia

18-10-2011 10:03

O vice-governador Washington Luiz Oliveira conheceu ontem, em Salvador, a experiência do governo da Bahia na área de política territorial. O assunto foi tratado durante reunião na Secretaria de Planejamento daquele estado, com a participação do titular da pasta, Zezéu Ribeiro, e do secretário de Relações Instituições, César Lisboa.

Washington Luiz estava acompanhado dos secretários Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão), Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), e Francisco Gomes (Desenvolvimento Social), além de Paulo Roberto Lopes (adjunto de Desenvolvimento Agrário) e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, Ney Jeferson.

De acordo com o vice-governador, no Maranhão existe uma territorialização proposta pelo Governo Federal sugerida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Nós estamos levando este debate para dentro do governo e para nós é de grande importância entendermos o processo que a Bahia já vivenciou visando implementar essa política no nosso estado”, destacou Washington Luiz.

Hoje a comitiva maranhense liderada pelo vice-governador visitará os municípios de Valente e Santa Luz para conhecer de perto a experiência do território do Sisal, um dos 27 existentes na Bahia.

Para o secretário Zezéu Ribeiro, o encontro com a comitiva do Maranhão resultará num aprendizado mútuo. “Nosso trabalho é uma referência nacional e a visita desta comitiva só fortalece a nossa experiência. Também aprendemos com o olhar deles sobre esta questão e isto nos auxilia a corrigir rumos”, explicou.

Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Coordenação Estadual de Territórios (CET) e das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), ambas da Bahia.

Experiência – Com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões, o Governo da Bahia passou a reconhecer a existência de 27 territórios de Identidade, constituídos a partir da especificidade de cada região. Sai metodologia foi desenvolvida com base no sentimento de pertencimento, onde as comunidades, por meio de suas representações, foram convidadas a opinar. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621