Washington Luiz participa de seminário promovido pela Antaq

30-11-2011 11:11

As políticas públicas e estratégias para desenvolver a logística do país e soluções para a melhoria da relação porto-cidade estão sendo discutidas no I Seminário Internacional: Logística, Base para o Desenvolvimento Sustentável, que trouxe para o Maranhão, hoje (29), os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e José Leônidas Menezes Cristino (Portos). O evento, uma promoção da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), com o apoio do governo do Estado, foi aberto pelo presidente da agência, Fernando Fialho, e contou com a participação do vice-governador Washington Luiz Oliveira e do prefeito de Santos, João Paulo Papa.

A importância do Porto do Itaqui para o desenvolvimento do país foi destacado pelos participantes do evento que reúne autoridades governamentais, lideranças empresariais, políticos, trabalhadores, comunidade, especialistas e pesquisadores. O complexo portuário de São Luís foi elencado entre os sete mais estratégicos do país, principalmente por conta de sua posição geográfica e dos vetores logísticos que levam as cargas para o porto.

O vice-governador observou que os objetivos do seminário estão em sintonia com as ações que o Governo do Estado, pois acontece no sentido de debater os processos de desenvolvimento do Maranhão, que estão recebendo investimentos da ordem de R$ 100 bilhões. 'Quando se discute o desenvolvimento do Estado tratamos de todos os setores, tanto de rodovias que têm que ser duplicadas como da construção de outras, de ferrovias, e também melhoria do aeroporto e do porto', observou o vice-governador. 'Esses são desafios que temos que enfrentar debatendo com todos aqueles que integram e fazem parte da construção desse processo', completou.

O ministro Paulo Passos disse que a realização do seminário sintetiza o que são as grandes preocupações do país no que de respeito à infraestrutura e ao transporte. 'E o Maranhão tem um papel importante, porque temos hoje a Ferrovia Norte-Sul integrada com a estrada de Ferro Carajás, criando um grande corredor quer se desloca do seu estado e vem aqui em direção ao Porto do Itaqui. É importante ressaltar o significado estratégico que tem a Baia de São Marcos, o Porto do Itaqui e tudo quando possa se instalar aqui de terminais', observou o ministro.

Paulo Passos disse ainda que o Porto do Itaqui, um dos maiores do Brasil, tem um papel importante na estratégia de desenvolvimento do país. 'Pelo porto, além do escoamento das cargas constituídas por produção mineral, ocorre de forma crescente o embarque de cargas relacionados a grãos e futuramente a cargas de contêiner', pontuou. A articulação do porto do Itaqui com a infraestrutura terrestre do país, segundo ele, é importante para o desenvolvimento desse setor brasileiro.

O presidente dos Portos também destacou que um estado importante como o Maranhão, 'que tem uma estrutura econômica extraordinária', necessita também de avanços no sistema portuário. 'O Governo Federal vem fazendo isso com o Governo do Estado para cada vez mais melhorar essa estrutura. Os investimentos estão sendo feitos em todos os portos para que se tenha uma estrutura consistente para que o Brasil possa crescer cada vez mais', ressaltou.

O presidente da Antaq disse ter certeza que o Maranhão, com sua integração logística, tem um papel importante na potencialização do setor para a geração de mais emprego e renda. 'Durante o seminário, que tem duração de dois dias, vamos discutir a importância do setor aquaviário no desenvolvimento sustentável do país e apresentar propostas de políticas públicas e estratégias de viabilização de programas e projetos', contou Fialho.

O evento tem como foco a apresentação e discussão de modelos referenciais e experiências bem sucedidas de planejamento de desenvolvimento sustentável, como a que é colocada em prática no município de Santos, onde está localizado o porto mais importante no hemisfério Sul.

Atividades – O evento continuará hoje (30), a partir das 8h30, com a palestra do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que vai falar sobre o 'Turismo no Brasil e no Maranhão'. Entre os palestrantes da manhã estão ainda secretário de Estado das Cidades, Pedro Fernandes, que abordará o tema 'Logística, Mobilidade e Transporte Multimodal para o Desenvolvimento Sustentável', às 9h30; o secretário de Infraestrutura, Max Barros, que exporá sobre 'Logística, Mobilidade e Desenvolvimento', também às 9h30; e o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, às 11h40, que vai falar sobre 'Maranhão Único - O Plano Maior 2020'. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621